sábado, 23 de junho de 2012

Projeto estuda os seis biomas brasileiros

Objetivo da rede de pesquisa é conhecer melhor a biodiversidade brasileira

O Brasil é um dos países com maior potencial para produção sustentável no mundo, pois apresenta uma rica biodiversidade. Além disso, é pioneiro em inovação de tecnologias agropecuárias e preserva 61% do seu território com vegetação nativa. Na busca por desenvolver uma agropecuária cada vez mais sustentável, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresentou durante a Rio+20 o Projeto Biomas, no espaço AgroBrasil, localizado no armazém 4 do Píer Mauá.
O projeto inovador estudará os seis principais biomas brasileiros e estabelecerá uma rede de pesquisa abrangente para elaborar modelos de produção sustentável em todas as regiões do país, com foco no uso da árvore nas propriedades. São mais de 200 pesquisadores que farão análises da vegetação em estudo e usarão uma fazenda modelo como referência para desenvolver tecnologias.

Serão seis biomas estudados:

  • Amazônia
  • Caatinga
  • Cerrado
  • Mata Atlântica
  • Pantanal
  • Pampas

A fase inicial do projeto, lançado ano passado, durará nove anos e conta com aporte de R$ 20 milhões da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). "Vamos mostrar ao mundo que o Brasil não é apenas um grande produtor de alimentos, também apresenta uma produção agropecuária embasada em técnicas científicas e ambientalmente sustentáveis", afirma a senadora Kátia Abreu, presidente do CNA.

Além de avaliar resultados de pesquisas já existentes, o projeto conceberá pesquisas de caráter diagnóstico, monitoramento e experimental em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e seus entornos, gerando modelos de uso e preservação que possam ser mais coerentes com as realidades locais.

Com o auxílio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), também será realizado o trabalho de extensão rural, em que será feita a capacitação de agentes locais para que eles possam transferir os conhecimentos obtidos pelos produtores rurais nas fazendas estudadas.


Fonte: http://painelflorestal.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More