quinta-feira, 21 de junho de 2012

Campanha chama atenção para preservação dos oceanos


Com a crise ecológica que atinge a biodiversidade marinha, os cientistas alertam que a falta de cuidado com os oceanos poderá provocar significativo prejuízo à humanidade nas próximas décadas. Pensando no futuro, foi lançada no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), pela Oceans Inc, a Campanha Oceanos, com o sloganRio+20 – Nosso futuro depende do Planeta Oceano. A ação tem patrocínio da fundação francesa Tara Expeditions e chancela da ONU.
A campanha tem mídia impressa e três pequenos filmes de 15 minutos e um de um minuto, que serão exibidos em emissoras de TV aberta, sites e no Pavilhão Azul na Rio+20, juntamente com o curta metragem "Crônicas de Plâncton" e uma animação da High Seas Alliance.
O objetivo da campanha é informar e sensibilizar a sociedade sobre a Agenda Azul, promovendo uma tomada de consciência de que os oceanos são parte essencial do desenvolvimento sustentável. Além disso, ela visa estimular mecanismos concretos para remunerar sua preservação.

Economia e Carbono Azul

oceanos.jpg
Foto:sxc.hu

A Campanha Oceanos pretende chamar a atenção também para a ideia de Economia Azul, com a valorização dos serviços ambientais prestados pelos oceanos.
Outro ponto de destaque é o conceito de Carbono Azul, que busca possibilitar o financiamento de áreas marinhas protegidas, a recuperação de recifes de corais, o apoio à pesca artesanal, entre outras medidas urgentes para preservar a saúde dos oceanos. Estruturado pela Unesco, FAO, IMO, COI e Pnud, o conceito também será discutido na Rio+20. 

Campanha Oceanos na Rio+20


A Campanha Oceanos estará em primeiro plano na Cúpula dos Povos na quarta-feira, 20 de junho. O Pavilhão Azul, construído nos jardins do MAM (Museu de Arte Moderna) com o apoio da fundação francesa Tara Expeditions e de organizações internacionais como Conservation International, High Seas Alliance, Mission Blue, Fundação Príncipe Albert II de Mônaco e Pew Enviroment Group, abrigará uma intensa programação ao longo do dia, começando com uma coletiva de imprensa do filme “Planeta Oceano”, seguida por sessões sobre governança global dos oceanos, áreas marinhas protegidas e mudanças climáticas, por exemplo. A programação completa do Pavilhão Azul pode ser conhecida no site da Ocean Sinc.


Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More