terça-feira, 26 de junho de 2012

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são "luz no fim do túnel", afirma cientista

cientista sueco v�situa��o ambiental do planeta com pessimismo
"A Rio+30 não vai resolver", alertou Johan Rockströn/Foto: James Duncan Davidson/TED

"Não é uma mensagem que muita gente goste de ouvir, mas nós não temos mais nenhum grau de liberdade para operar no planeta. Se não acertarmos agora, será tarde demais: a Rio+30 não vai resolver." As afirmações em tom de alerta são do hidrólogo sueco Johan Rockströn, diretor do Centro de Resiliência de Estocolmo. Especialista em limite ambiental do planeta, o cientista concedeu entrevista à Folha, publicada nesta segunda-feira, 25 de junho, três dias após o encerramento da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).
Ao ser perguntado pelo jornalista Claudio Angelo sobre os resultados da Rio+20, Rockströn é enfático. "O texto não reflete a urgência que enfrentamos. É o encontro de uma geração; nós só nos encontramos assim a cada 20 anos. É uma responsabilidade enorme, um investimento e uma enorme encruzilhada para a humanidade. Se não acertarmos agora, será tarde demais: a Rio+30 não vai resolver. Então há razão para ficarmos bem preocupados", alertou.
A pedido do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o cientista sueco coordenou um grupo de Prêmios Nobel que produziu uma carta com recomendações sobre sustentabilidade global para dar subsídios às decisões da Rio+20. Dois dos conceitos-chave do documento, porém, ficaram de fora da declaração final da conferência, intitulado O Futuro que Queremos: o empoderamento das mulheres e o próprio reconhecimento dos limites planetários.

"Se não acertarmos agora, será tarde demais: a Rio+30 não vai resolver" - Johan Rockströn.

"A luz no fim do túnel são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abrindo imediatamente um processo para defini-los, e adotá-los imediatamente por todos os Estados-membros da ONU, você pode começar a administrar o Antropoceno [a era geológica dominada pela humanidade, conceito adotado por muitos cientistas]", sugeriu Johan Rockströn.

Novo fórum

De acordo com o documento final da Rio+20, a conferência realizada na capital fluminense abriu o caminho para a elaboração dos ODS, que deverão estar definidos até 2014. A ideia é a de que tais metas entrem em vigor em 2015, quando expira o prazo referente aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Dessa forma, os ODM teriam 2018 como ano limite. 
A sugestão que os negociadores dos países fizeram durante a Rio+20 foi para que os chefes de Estado reconheçam as particularidades de cada país, caso eles venham, de fato, criar os ODS, o que já é dado como certo. Segundo a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira informou ao Estadão, a tendência é a de que as metas da sustentabilidade tenham a implantação avaliada pelo Fórum de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável, novo órgão que será criado para substituir a Comissão do Desenvolvimento Sustentável, uma das heranças da Rio-92.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More