No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data, toda a sociedade se une para analisar e refletir sobre nossas atitudes e discutir o que devemos fazer e o que não devemos fazer para ajudar o nosso planeta e toda sua riqueza. Saiba nas dicas de hoje como ser um consumidor consciente em prol da preservação do nosso planeta.
Dirija de forma responsável
Pegue leve no acelerador e conduza seu carro de forma tranquila e responsável. Uma direção ofensiva pode aumentar em mais de 30% o consumo do seu veículo, além de ser um risco para você e para outros motoristas, passageiros e pedestres.
Não use materiais de limpeza nem produtos de higiene que contenham triclosan ou outros agentes antibacterianos
Oficiais do serviço de saúde pública dos Estados Unidos descobriram que essas substâncias estão se tornando mais resistente a antibióticos. Prefira fazer a limpeza de sua casa com sabão e água quente, já para a higiene pessoal, procure utilizar sabonetes e loções sem a tarja de “antibactericida”.
Faça compras com uma lista
Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, as pessoas gastam 30% do seu orçamento doméstico em alimentos que geralmente passam da validade e precisam ser jogados fora. Por isso tenha a certeza do que você precisa fazer uma lista antes de ir às compras para evitar o desperdício. Bom para o seu bolso e para o meio ambiente.
Não deixe as luzes ligadas ao sair de um ambiente
Você pode economizar um bom dinheiro na conta de luz ao desligar as lâmpadas quando não for mais utilizar aquele local. De quebra, você ainda ajudará a reduzir os impactos ambientais causados pela produção da energia elétrica.
Não deixe o computador ligado se for passar mais de duas horas sem utilizá-lo, nem o monitor se for passar mais de 20 minutos
Deixar seus equipamentos eletrônicos em modo “economizador” pode reduzir seu consumo de energia em até 40%.
Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes
Desligue-a e poupe até 30 litros de água em um único dia, mas de 900 litros em um mês e quase 11 mil litros de água em um ano.
Não compre lanches com muitas embalagens
Foto: sxc.hu
Recipientes individuais, especialmente os feitos de plástico e isopor, são agressivos ao meio ambiente e usam mais energia e matérias primas para serem produzidas, além de geralmente encarecerem o valor do produto. Lembre-se que quanto mais embalagem, mais lixo.
Não use muito xampu, sabonete, hidratante, produtos de beleza e perfume
Mais de 25% das mulheres, e pelo menos um em cada 100 homens, usam no mínimo 15 produtos diariamente. Os resultados são de uma pesquisa com 2.300 pessoas e que visava verificar a exposição da população a centenas de produtos químicos durante o dia.
Evite comprar coisas novas
Lembre-se dos 3 R´s: reduzir, reutilizar e reciclar. Se você precisar comprar algo, pense antes em outras possibilidades, como comprar ou angariar objetos utilizados por outras pessoas, mas em bom estado de conservação. Lugares como brechós, sebos e antiquários são boas opções para quem quer descobrir coisas bonitas, baratas e funcionais. Alguns sites como o Freecycle.org, eBay e Mercado Livre também oferecem produtos semi-novos a preços acessíveis ou até de graça.
Não fique no computador o dia todo
Tire uma hora para passear ao ar livre, sentir a brisa ou o calor do sol. Entre em contato com a natureza todos os dias e não esqueça que você também faz parte dela. Afinal, quem trabalha o dia inteiro merece uma horinha de folga.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br
0 comentários:
Postar um comentário