terça-feira, 19 de junho de 2012

Devastação reduziu área do Pampa em 54% até 2009, aponta IBGE

Bioma é o segundo mais desmatado do país, perdendo apenas para a Mata Atlântica

Cristiano Lameira
Uma pesquisa sobre desenvolvimento sustentável divulgada na segunda, dia 18, pelo Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Pampa do Rio Grande do Sul é o segundo bioma mais devastado do país.

Com o desmatamento de 54% da sua área original (de cerca de 177 mil quilômetros quadrados) até 2009, o Pampa só perde para a Mata Atlântica no ranking dos ecossistemas que mais sofreram com a ação humana.
De acordo com os dados do IBGE, o desmatamento no território brasileiro não amazônico ocorre numa proporção quatro vezes maior àquela verificada na Amazônia. Somando-se as áreas abrangidas por Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa (que totalizam quase 4,5 milhões de quilômetros quadrados), cerca de 2,6 milhões de quilômetros quadrados já foram destruídos pela ação humana — em comparação, todo o território argentino tem cerca de 2,8 milhões de quilômetros quadrados.
A pesquisa revela que o Pantanal é o bioma mais preservado do país, tendo perdido 15% da área original (de 150 mil quilômetros quadrados).
O levantamento do IBGE leva em conta dados colhidos até 2009. Confira a íntegra da pesquisa:

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More