quinta-feira, 14 de março de 2013

Temperaturas devem entrar em declínio no Sul e Sudeste nesta quinta

Alvarélio Kurossu
Nas demais regiões, sensação térmica deve ser mais alta e o tempo, aberto e com possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados no fim da tarde


PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA, DIA 14

SUDESTE
Na quinta, dia 14, devido à presença da frente fria, o tempo fica mais fechado e com chuva a qualquer momento em São Paulo, além da metade sul do Rio de Janeiro. Devido ao tempo mais fechado, as temperaturas entram em declínio em relação aos dias anteriores. À tarde, a precipitação se espalha pelo restante do Sudeste e, além disso, há condição para temporais em pontos isolados no decorrer da tarde e à noite.



SUL
Na quinta, a massa de ar mais seco e frio avança e, com isso, boa parte da região volta a ter tempo seco e temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Na maior parte dos Estados gaúcho e catarinense, o dia inicia com sensação de frio e, mesmo com a presença do sol entre nuvens durante boa parte do dia, as temperaturas não chegam a subir muito. No Paraná, ainda há previsão de chuva para a metade norte do Estado, inclusive com risco de temporais isolados nas primeiras horas do dia. No Estado paranaense, as temperaturas continuam elevadas.

CENTRO-OESTE
O dia deve ser de tempo aberto em grande parte do Centro-Oeste nesta quinta. Sobre Mato Grosso do Sul, a nebulosidade aumenta e há risco de chuva e temporais a qualquer hora do dia. No final da tarde, pancadas de chuva atingem o restante da região.

NORDESTE
Na quinta, pancadas de chuva se espalham por boa parte da Bahia. Na região de divisa com o Sergipe e Pernambuco, não há previsão de chuva. No final do dia, áreas de instabilidade ganham força sobre a região central da Bahia e há risco para temporais isolados acompanhados de chuva forte. Também chove de forma isolada sobre Maranhão, Piauí e norte do Ceará. Já sobre grande parte do interior nordestino, o calor e a baixa umidade do ar seguem predominando.

NORTE
A combinação entre calor e umidade mantém a condição para pancadas de chuva, que ocorrem preferencialmente no período da tarde, para a maior parte da região Norte na quinta. Não se descarta o risco de chuvas mais fortes, que podem vir acompanhadas de temporais isolados no oeste do Amazonas. Sobre Roraima, há variação de nebulosidade mas o tempo seco predomina ao longo de todo o dia.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE 
Na sexta, dia 15, a frente fria segue sobre o Sudeste e o tempo fica encoberto em grande parte da região, mas, mesmo assim, curtos períodos de melhoria, com predomínio de sol, podem aparecer. Temporais perdem a intensidade, mas a chuva continua a qualquer hora do dia. Entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ainda não se descarta o risco de chuva mais forte no fim do dia. Nos próximos dias, a previsão de chuva segue para todo o Sudeste, com potencial para novos temporais, principalmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

SUL
Pancadas de chuva devem atingir Santa Catarina, Paraná e norte, serra e litoral do Rio Grande do Sul no final desta sexta. A madrugada deve permanecer com temperaturas baixas, assim como a tarde, que apresenta uma pequena elevação térmica. Para os próximos dias, as temperaturas máximas seguem sem grande elevação. Além disso, a partir da tarde, volta a chover de modo isolado desde a metade norte do Rio Grande do Sul até o Paraná.

CENTRO-OESTE
O tempo deve ser firme em toda o Centro-Oeste na sexta, o que garante mais um dia de tempo abafado e temperaturas elevadas. A partir da tarde, a combinação de calor e umidade gera nuvens mais carregadas sobre a região, provocando pancadas de chuva em grande parte da região. Há potencial para chuvas mais intensas sobre Mato Grosso do Sul e não se descarta o risco de temporais isolados. Nos próximos dias, chuvas intensas atingem Goiás e o Distrito Federal, deixando a região em alerta devido ao elevado acumulado de precipitação e o risco para temporais. As temperaturas entrarão em declínio em toda o Centro-Oeste.

NORDESTE
Na sexta-feira, o centro-oeste da Bahia terá um dia com mais nebulosidade e condição de chuva a qualquer momento. Mesmo assim, a chuva se alterna com períodos de melhoria e as temperaturas seguem elevadas. Também há previsão de chuva para o Maranhão e metade sul do Piauí. Além disso, a previsão é de mais uma tarde de muito calor na metade norte da região, além da queda na umidade relativa do ar. Pode chover forte no sul do Piauí no fim de tarde. Nos próximos dias, a chuva deve se intensificar no litoral norte do Nordeste e há possibilidade de temporais isolados.

NORTE
A sexta será mais um dia em que a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva em grande parte do Norte. Com maiores períodos de presença de sol, as temperaturas entram em elevação em toda a região e, depois de uma manhã abafada, a tarde deve apresentar muito calor, o que contribui para o risco de temporais isolados entre Pará e Amazonas. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical volta a se intensificar, aumentando o risco de chuva mais forte no leste do Amapá. Nos próximos dias, a chuva se intensifica sobre o Norte de forma mais generalizada.


Fonte: http://tempo.ruralbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More