segunda-feira, 11 de março de 2013

Previsão é de tempo instável na maior parte do Brasil nesta segunda


Divulgação/Sxc
Há risco para temporais com trovoadas, ventos mais intensos e queda de granizo nas regiões Sul e Sudeste

PREVISÃO PARA SEGUNDA, DIA 11
SUDESTE
Nesta segunda, dia 11, o tempo ainda permanece muito instável. Pela manhã ainda ocorrem algumas chuvas na divisa com o Paraná, mas é durante a tarde que estas instabilidades ganham muita força, por conta do calor e de áreas de instabilidade que se propagam do sul do país, além da umidade da Amazônia. Podem ocorrem temporais com ventos fortes e queda de granizo em toda faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Até o final do dia, a tendência é que esta chuva ocorra de forma mais intensa nesta faixa, gerando acumulados elevados.
SUL
Uma frente fria avança sobre a região Sul no decorrer da segunda-feira, favorecendo o desenvolvimento de instabilidades. Pela manhã, o sol ainda aparece em boa parte de Santa Catarina e do Paraná. Já no Rio Grande do Sul, tempo mais nublado pela manhã. Permanece o risco para temporais isolados, com trovoadas, ventos mais intensos e pode ocorrer queda de granizo de forma isolada. A nebulosidade dificulta a elevação das temperaturas.
CENTRO-OESTE
A segunda-feira vai ser mais um dia típico de verão no Centro-Oeste. Durante boa parte do dia, o sol predomina acompanhado de pouca nebulosidade, favorecendo a elevação de temperaturas e deixando a tarde abafada. Contudo, as altas temperaturas e a umidade presente no ar ajudam o desenvolvimento de nuvens carregadas que, por sua vez, passa a causar chuvas isoladas sobre a região. As pancadas mais intensas atingem boa parte de Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso e sul de Goiás.
NORDESTE
Nesta segunda, dia 11, faz sol na maior parte da região de manhã. A partir da tarde, há previsão de chuva para o Maranhão e Piauí de forma mais generalizada, embora de baixa intensidade. Da Bahia até Pernambuco, tempo deve ficar mais firme, e da Paraíba até o Ceará há condições para pancadas de chuva até o final da tarde.
NORTE
Na segunda-feira o sol até aparece na região, mas pela tarde a condição para nuvens muito carregas e para chuva volta na maior parte do Norte. O dia já começa abafado, e a temperatura sobe deixando a tarde quente.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na terça, dia 12, o tempo ainda permanece muito instável e desde a madrugada já chove forte entre o leste de São Paulo, Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e Espírito Santo. Pela manhã, o sol volta a predominar. Durante a tarde, as instabilidades vindas do Sul, juntamente com o fluxo de umidade da Amazônia, voltam a atuar causando chuva em todos os Estado. Ao final do dia, as chuvas mais intensas ficam concentradas entre o sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O tempo ainda permanece abafado e faz calor em toda a região. Na quarta, dia 13, as chuvas se intensificam sobre SP e na faixa central de MG. No decorrer da semana, uma nova frente fria continua deixando o tempo muito instável na região.
SUL
Na terça-feira, as instabilidades ganham força sobre a região Sul. A formação de uma área de baixa pressão deixa o tempo nublado e causa chuvas em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já em boa parte do Paraná, o sol aparece pela manhã. Porém até o final do dia, chuvas intensas atingem a metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná. As chuvas vêm acompanhadas de muitas trovoadas, ventos que podem passar dos 90 quilômetros por hora e granizo. As temperaturas seguem mais amenas em grande parte da região.
CENTRO-OESTE
Na terça, com o avanço da frente fria, as chuvas ganham força sobre o Sudeste. Fortes temporais e trovoadas atingem o Rio Grande do Sul. Já entre Mato Grosso e Goiás, o sol aparece entre nuvens pela manhã, faz calor à tarde e há previsão de chuvas isoladas mais no fim do dia. Durante a noite, há risco para fortes temporais em Campo Grande (MS).
NORDESTE
Durante grande parte da terça, dia 12, o tempo permanece aberto e ensolarado no Nordeste. O sol aparece desde cedo e a nebulosidade varia ao longo do dia. As temperaturas se elevam rapidamente e à tarde faz calor. Mais para o final do dia, áreas de instabilidade causam chuvas fracas e bem isoladas entre o Maranhão e o Piauí.
NORTE
A umidade da Amazônia e as altas temperaturas continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas sobre a região Norte. Por isso, durante a terça, ocorrem pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria.

Fonte: http://tempo.ruralbr.com.br



0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More