segunda-feira, 18 de março de 2013

Site ajuda a ensinar práticas de conservação e de combate às mudanças climáticas


Uma iniciativa lançada pela Cambridge Conservation Iniciative (CCI, uma colaboração de organizações não governamentais e a Universidade de Cambridge) pretende contribuir para o ensino de práticas de conservação e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O projeto divulgou nesta semana seu website com materiais de ensino, que oferece treinamento gratuito em dez tópicos considerados prioritários, voltados para pessoas que começam a se envolver em práticas de conservação.
Entre os tópicos abordados estão ‘mudanças climáticas’, ‘redução de impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade e manejo adaptativo’ e ‘respostas políticas para o futuro’. Cada um deles contém informações como estudos de caso, pontos chave, questões chave e ferramentas chave para os leitores discutirem e utilizarem.
Os materiais e instrumentos de ensino têm o objetivo de tornar assuntos relativos à biodiversidade, serviços ambientais e mudanças climáticas mais compreensíveis, de uma forma que permita que os leitores não apenas adquiram conhecimento, mas sejam capazes de transmitir esse conhecimento a outros.
“Pense nesse projeto como uma máquina de dispersar sementes, com dez braços que estão espalhando pacotes de conhecimento para conservacionistas pelo mundo. Uma vez semeadas, essas sementes têm o potencial de ter um impacto real no solo para a natureza e para as pessoas à medida que o clima muda. Isso é criação de capacidade para conservação”, comentou Kiragu Mwangi, líder do projeto de conservação e gestor do programa de liderança.
Isso permite, por exemplo, que pessoas dentro de comunidades locais ganhem conhecimento para agir localmente nas consequências das mudanças climáticas. “Eu serei a primeira pessoa a compartilhar tal informação com o povo local do Planalto Tibetano”, observou Basang Lamao, uma das participantes da China.


Crédito Imagem: Birdlife.org

Fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More