terça-feira, 13 de março de 2012

Fórum Mundial da Água começa nesta segunda-feira

Mais de 20 mil cientistas, diplomatas, especialistas e líderes governamentais e empresariais de cerca de 180 países se reúnem nos próximos seis dias para participar do Fórum Mundial da Água, que será realizado em Marselha, na França.
A conferência, que é trienal e está em sua sexta edição, começa nesta segunda-feira (12) e vai até sábado (17). O encontro, cujo tema deste ano é “Tempo para Soluções”, tem como objetivo colocar a água no alto da agenda política mundial e discutir como combater os desafios que o mundo enfrenta com relação aos recursos hídricos.
Aproveitando o resultado das edições anteriores, o evento terá diversas formas de apresentação, como estudos de caso, para desenvolver e incentivar a implementação de soluções jurídicas, técnicas, financeiras e educacionais concretas. Para isso, foram criadas 12 Prioridades para Ação e três Condições para Sucesso, traduzidas em metas comuns e mensuráveis.
O Fórum Mundial da Água já ocorreu em Marrakech (1997), Haia (2000), Quioto (2003), Cidade do México (2006) e Istambul (2009).
Mas embora o fórum vise debater os problemas enfrentados pela água, como escassez, falta de acesso e mudanças climáticas, críticos e organizações ambientalistas afirmam que a conferência só serve aos interesses de grandes empresas e dá a elas oportunidades de avançar seus negócios, facilitando seu contato com líderes governamentais.
Por isso, ativistas criaram o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAME), para promover alternativas para a privatização da água e compartilhar experiências sobre como promover a gestão pública e comunitária deste recurso natural. Este encontro acontece de quarta-feira (14) a sábado (17), também em Marselha.

Fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More