sexta-feira, 3 de maio de 2013

Energias

Sem energia, a humanidade não se move, seja literalmente falando ou metaforicamente. O homem precisa de energia para se locomover, independente do tipo de veículo; para produzir, desde alimentos e roupas até cidades inteiras; para se comunicar, por celulares, televisões ou computadores; e para manter-se confortável no dia-a-dia, na manutenção e preparo de comidas ou mesmo no aquecimento e resfriamento das edificações.




A questão é da onde retirar esta energia e sob quais custos, sejam eles econômicos, sociais ou ambientais. A escolha mais fácil e, até então, mais econômica têm sido através da queima dos combustíveis fósseis. Mas depois de séculos de farra, a conta da natureza chega na forma de alterações no clima do planeta.



Segundo os cientistas, a emissão de gases do efeito estufa produzida, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis é a principal causa do aquecimento global. Para o mundo não parar, a saída apresentada por especialistas é o uso de fontes limpas e renováveis.



Investidores internacionais já perceberam que as energias alternativas são o futuro e, embora o crescimento tenha sido mais tímido em 2011 (5% em relação a 2010) do que no período anterior (30% entre 2009 e 2010), ainda assim houve um aumento considerável desta indústria, que chegou aos US$ 360 bilhões, atingindo cinco vezes mais investimentos do que em 2004.



Nesta seção você encontra informações sobre as principais fontes energéticas do mundo. Se você sentir falta de algum dado, nos envie um email e a sua sugestão pode virar assunto de uma próxima reportagem.





Dica



A Agência Internacional de Energia (IEA) disponibiliza no sue site mapas e estatísticas de produção energética mundial, emissões de CO2, entre outras.

Fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/#energias

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More