sábado, 4 de maio de 2013

Coala encontrado em área desmatada na Austrália é libertado; veja vídeo

Vídeo mostra momento em que animal escala rapidamente árvore.


Foto com marsupial em floresta destruída causou mobilização na internet.



Vídeo publicado na internet mostra o exemplar de coala sendo libertado na Austrália e escalando rapidamente uma árvore (Foto: Reprodução/YouTube/Peter O'Brien)

Ambientalistas da Austrália divulgaram um vídeo que mostra um exemplar de coala sendo libertado na natureza, após ter sido resgatado em uma área onde uma floresta de pinheiros havia sido destruída completamente.



Segundo a organização não-governamental Wires, o coala foi encontrado em 9 de abril na região de Bathurst, no estado de Nova Gales do Sul.

De acordo com a ONG, o animal estava sozinho, aparentemente confuso, em sentado em meio ao desmatamento quando foi visto por um trabalhador.

Ele foi levado para observação pelos ambientalistas e a foto do coala em meio à floresta destruída gerou comoção nas redes sociais e na imprensa internacional.

Após o resgate, um vídeo postado no YouTube pelo usuário Peter O’Brien, que foi disponibilizado no site da ONG australiana, mostra o mesmo coala, dias depois, sendo libertado na natureza. De acordo com os ambientalistas, o animal estava “obviamente feliz em voltar a um local que havia árvores para subir”.

Coalas ameaçados

Os coalas da Austrália corre o risco de desaparecer nos próximos 50 anos. Estimada atualmente entre 50 mil e 100 mil exemplares, a população desse marsupial australiano sofreu forte declínio entre os séculos 19 e 20, e, de acordo com um estudo , nas últimas duas décadas a quantidade de exemplares distribuídos pela Oceania caiu 42%.

Esta espécie costuma viver em cima de árvores de eucalipto, cujas folhas servem como alimento, e passa a maior parte do tempo dormindo. Os ecologistas atribuem a queda do número de coalas à destruição de seu habitat -- provocado pelo desenvolvimento humano e a mudança climática -- e à doença clamídia.

A bactéria causadora da doença, contra a qual os cientistas estão pesquisando uma vacina, produz lesões nos genitais e nos olhos dos coalas, causando infertilidade e cegueira e os consumindo lentamente até a morte.

Estudiosos australianos cobram do governo a criação de uma lista de espécies ameaçadas de extinção, no intuito de proteger o coala, símbolo do país. Eles afirmam que o avanço das zonas urbanas sobre as regiões de proteção ambiental tem afetado esses animais.a população de coalas, estimada entre 50 mil e 100 mil exemplares.



A comunidade científica pede inclusive que o Senado fique atento a este assunto para evitar a extinção da espécie Os pesquisadores pedem que os estados reconheçam o risco de extinção, em vez de apenas classificar os animais como "vulneráveis" ou "em situação de risco".

Imagem de 9 de abril mostra exemplar de coala "desolado" em uma área que abrigava uma floresta de pinheiros, que foi destruída (Foto: Reprodução/Facebook/Wires)

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More