quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O mês passado foi o setembro mais quente da história

  
O mês de setembro fechou como o mais quente da história, segundo a NOAA, agência americana que acompanha o estado do oceano e da atmosfera. A média de setembro ficou 0,67 graus Celsius acima da média do século XX, de 15,6 graus. Essa é a temperatura média dos dois hemisférios, segundo medições em terra firme e na superfície do mar. Com esse calor, setembro de 2012 empatou com o de 2005 como o mais quente desde que os registros começaram, em 1880.
   O resultado confirma as indicações que este ano vai terminar como o mais quente da história.
   É bom lembrar também que a média do século XX, usada com referência, já foi fora dos padrões. O século passado já teve uma sucessão de recordes de décadas cada vez mais quentes, que os cientistas associam ao aquecimento global.
   O mapa mostra onde estava mais e menos quente que o normal pelo mundo. O azul mais escuro indica onde estava até 5 graus Celsius mais frio que a média do século XX. O vermelho indica onde estava mais quente até o extremo de 5 graus para cima. Repare que o Brasil ficou cerca de 1 grau mais quente do que a média. Os extremos de calor foram registrados no Canadá, na Groenlândia e na Sibéria. Isso pode estar associado ao derretimento recorde do Ártico.

Fonte: http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More