quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ministério anuncia criação da Força Nacional para o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia

Jandyr Nascimento/Agencia RBS

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou nesta terça, dia 9, em Brasília, a criação da Força Nacional de Segurança Ambiental para enfrentar o avanço do desmatamento na Amazônia Legal. A nova companhia atuará no apoio as ações de fiscalização no bioma, que passam a ocorrer em caráter permanente e de forma ostensiva. 


O projeto conta com o apoio do Ministério da Justiça e do Exército. No anúncio, não foi revelado o efetivo de militares que está fazendo essa fiscalização ostensiva na Amazônia Legal, nem o volume de recursos disponibilizados. Tanto o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quanto a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disseram que essas informações não podem ser divulgadas para não atrapalhar essa mudança na forma de coibir a perda da floresta.
Dados divulgados pelo INPE revelam que em agosto 522 km quadrados sofreram degradação na Amazônia Legal. Em 40% da área houve corte raso, ou seja, a retirada de árvores, e 60% foi destruído em razão das queimadas.
Os militares já começaram a fazer a fiscalização ostensiva na Amazônia Legal e até o serviço de inteligência do Exército ajudará a identificar áreas de degradação. Com os militares na região, a degradação em setembro teve queda de 45%. 
As multas aplicadas em dois meses de fiscalização totalizaram R$ 216 milhões e os Estados que mais desmataram foram Mato Grosso, Rondônia e Pará.


Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More