quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ibama sobrevoa Bacia de Santos para verificar dimensão de vazamento de óleo

Petrobras identificou rompimento em uma coluna que transporta o petróleo até o navio-plataforma na terça, dia 31

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobrevoam nesta quarta a região da Bacia de Santos para verificar a dimensão do vazamento de petróleo cru na área. O incidente ocorreu ontem, dia 31, quando a Petrobras identificou rompimento em uma coluna que transporta o petróleo até o navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, a 300 quilômetros da costa de São Paulo.

No local, está sendo realizado um teste de longa duração no pré-sal, a uma profundidade de 2.140 metros. Segundo a Petrobras, o poço foi fechado automaticamente após o rompimento, com estimativa de vazamento de 160 barris. A empresa estima que o óleo derramado não alcançará a costa.

Dados preliminares indicam que houve uma ruptura do equipamento chamado riser, que conecta a plataforma ao poço no fundo do mar, liberando 33 metros cúbicos de petróleo cru. Essa é a primeira análise feita pelos peritos.

Um plano de emergência, executado pela Petrobras, foi acionado para conter o vazamento por meio de duas embarcações de atendimento. De acordo com o Ibama, as atividades no local estão suspensas e a empresa só poderá retomar o trabalho depois de autorização do instituto.

Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More