quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Retorno da chuva traz alento à soja no Rio Grande do Sul


Diogo Zanatta
Mesmo com registros de quebra, principalmente no noroeste do Estado, otimismo na produção se mantém

Para chegar ao tão aguardado desempenho recorde na safra de soja, os produtores contarão com o apoio de São Pedro nesta e na próxima semana. O retorno previsto de chuva regular em todo o Rio Grande do Sul deve aliviar a preocupação que ainda dominava os agricultores.
A tendência é de que as projeções de colheita do grão se mantenham elevadas, de acordo com as estimativas feitas por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento e a Emater. Conforme Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, a boa notícia é que há uma mudança de padrão do tempo, que traz de volta a chuva. Segundo o especialista, o período seco entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro pode trazer perdas pontuais.
– Alguns produtores na região de Palmeira das Missões nos relataram quebra de até 30%. Mas a chuva volta. Quem teve perda não terá mais e quem estava no limite deve ter novo fôlego para o período final do desenvolvimento da soja – diz Oliveira.
Na região de Santa Rosa, depois de mais de 30 dias de tempo seco, produtores e técnicos comemoraram a chuva na madrugada de segunda-feira.
– Até semana passada, tínhamos perda de 10% na produção aqui na região – salienta Aldo Schmitt, assistente técnico regional na área de grãos da Emater de Santa Rosa.
Ivar Duarte plantou cem hectares de soja e 50 de milho. Estima que deixará de colher pelo menos 25% da lavoura:
– Minha sorte é que fiz o plantio em diferentes épocas.
Mas, conforme Dulphe Pinheiro Machado Neto, gerente técnico da Emater, o andamento geral das culturas de verão no Estado é satisfatório.
A situação
Arroz
A maior parte da cultura se encontra nas fases de floração e enchimento de grãos e, segundo os técnicos, tem bom potencial de produção. Apenas 2% das lavouras de arroz foram colhidas no Estado, percentual que deve aumentar a partir da próxima semana com o início oficial da colheita.

Milho
Na última semana, a colheita do milho chegou a 35% no Estado, com mais 25% maduro e pronto para ser colhido. O rendimento é considerado satisfatório e a boa produção deve ser confirmada.

Soja
Conforme a Emater, apesar da pouca chuva, as lavouras ainda apresentam boas condições na média geral do Estado. Cerca de 90% da cultura se encontra na fase de floração e de enchimento de grãos. A colheita deve se iniciar no mês de março.

Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More