quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Livro apresenta estudos de caso sobre conhecimento tradicional e biodiversidade


Um novo livro, publicado pelo Instituto de Ciências Avançadas da Universidade das Nações Unidas (UNU – IAS, em inglês), mostra estudos de caso sobre conhecimento tradicional e biodiversidade apresentados por seus centros regionais de expertise.
As iniciativas enfatizam a forma como o conhecimento tradicional e indígena sobre a biodiversidade é cada vez mais reconhecido em diversos contextos sociais, culturais, econômicos e ambientais, além de demonstrar a conexão entre a diversidade cultural e biológica.
Intitulado “Inovação nos sistemas locais e globais de aprendizado para a sustentabilidade: conhecimento tradicional e biodiversidade”, o livro traz questionamentos importantes para a realização de maiores pesquisas e para o desenvolvimento de políticas que possam refletir melhor uma abordagem integrada ao se lidar com a biodiversidade, uma que considere os elementos culturais do desenvolvimento sustentável.
A publicação argumenta que as experiências de educação e aprendizado conduzidas no contexto dos centros regionais revelam o quão artificial pode ser a separação entre o conhecimento sobre a biodiversidade e a cultura.
Apenas através de um processo de co-aprendizado entre todos os interessados – cada um representando uma perspectiva cultural – que políticas adequadas para a biodiversidade e serviços ecossistêmicos podem ser elaboradas, defende o relatório.
Os estudos de caso estão organizados nas seguintes sessões: aprendendo para a conservação e revitalização dos recursos naturais e culturais; serviços ecossistêmicos e uso sustentável; práticas de aprendizagem co-engajadas para a igualdade; modos de vida e desenvolvimento; monitoramento, documentação, proteção e educação; e visões globais e integração.
Os centros regionais de expertise foram desenvolvidos como locais para a aprendizagem e ação participativa dentro do contexto da Década para a Educação e Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, abrindo espaços mais colaborativos e inclusivos na busca por modos de vida mais sustentáveis e justos.
Os estudos de casos mostram a necessidade de três abordagens elementares para garantir o sucesso da educação para o desenvolvimento sustentável. Primeiramente, a necessidade de “aprender fazendo”, em segundo o valor de aprender com quem pratica, e em terceiro, a importância de intervenções coletivas.

Fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br

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