sexta-feira, 10 de junho de 2011

ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS

A Funasa acumulou expertise em instalações para armazenamento e distribuição de imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações. O empreendimento de reestruturação da Rede de Frio do PNI iniciado em 1995 requereu a formulação das diretrizes técnicas aplicadas no desenvolvimento de 21 projetos de construção de Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, elaborados pelas Secretarias de Saúde sob orientação da Funasa. Esses edifícios contêm instalações frigoríficas projetadas pela Funasa em cooperação técnica com as Secretarias, com obras supervisionadas pela equipe técnica da Coarq/Cgear/Densp que também testam e comissionam as instalações para armazenamento refrigerado.

O desenvolvimento tecnológico nessa área foi divulgado através de três cursos oferecidos a técnicos das secretarias, e pela publicação de trabalhos em duas edições do Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (Conbrava) em 2005 e 2007. Os artigos foram intitulados Rede de Frio do Programa Nacional de Imunobiológicos e Roteiro de Comissionamento de Câmaras Frigoríficas para Armazenagem de Imunobiológicos. A missão daFunasa nessa matéria vem se desenvolvendo em caráter residual desde a criação da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS em 2002. Algumas destas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos podem ser vistas abaixo: (Câmara Frigorífica em Sergipe, Casa de Máquinas Mato Grosso e Câmara Fria, Minas Gerais).

Câmara Frigoríficas Sergipe

Casa de Máquinas Mato Grosso

Interior Câmara Fria Minas Gerais

Roteiro de Comissionamento de Câmara Frigoríficas para Armazenamento de ImunobilógicosRede de Frio do Programa Nacional de Imunobiológicos


Fonte:http://www.funasa.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More