segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reserva Biológica Moreno Fortes terá Centro de Vivência em 2010

 

O projeto está pronto esperando execução
     A Reserva Biológica Moreno Fortes, localizada no Município de Dois Irmãos das Missões, RS, foi criada em 19 de abril de 2004, e atinge uma área de 307,9 hectares de terra. Deste espaço, 8% é área degradada pela ação do homem e que ainda precisa ser recuperada. Os principais fatores de degradação são o plantio de grãos e de espécies florestais exóticas, além da derrubada da mata nativa.
   Desde a sua criação até agora foram tomadas apenas medidas para acabar com a degradação e adquirir todas as terras que pertencem à área da reserva. Agora as autoridades já estão pensando para a frente, em criar um espaço para receber pesquisadores. A grande expectativa para o ano de 2010 é a construção do Centro de Vivência, local sede da Reserva        Biológica, que será construído com recursos provenientes de uma compensatória da empresa Ijuí Energia.
    Segundo o Gestor Ambiental de Dois Irmãos das Missões, um dos responsáveis pela criação da reserva, Jorge Luiz Gomes de Oliveira, esse primeiro módulo será usado como sede administrativa principalmente:

- A sede vai ter laboratório, museu, sala de educação ambiental e sala administrativa. A idéia é, pra não fazer um casão para abrigar tudo, fazer pequenos módulos que serão adequados no meio da mata sem derrubar nenhuma árvore. Foi escolhida a zona de risco (próxima as casas) para a construção do módulo porque a energia elétrica está perto, tem rede de distribuição de água, e o acesso também é facilitado, porque é costeiro a área da reserva.
O Centro de Vivência terá uma área de 115m², e será usada para receber principalmente alunos e pesquisadores.
Por Daniela Tondolo
Fonte:meioambientesaude.wordpress.com

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More