quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dois Irmãos das Missões, terra da Reserva Biológica Municipal Moreno Fortes.



A Reserva Biológica Municipal Moreno Fortes, com 458,6 hectares, localizada na Linha Progresso, município de Dois Irmãos das Missões, recebe os cuidados definidos no Plano de Manejo lançado em março de 2009. Desde o ano passado são realizadas ações de recuperação de áreas degradadas e a eliminação de espécies exóticas.
Também já iniciou a construção do Centro de Vivência, que terá salas de aula para educação ambiental, sala de som e imagem, além da administração. Já foi efetuada a regularização fundiária de 40 hectares. Igualmente foi desenvolvido um projeto de educação ambiental; procedida a aquisição de equipamentos de combate a incêndios; equipamentos de informática e elétricos.
O prefeito de Dois Irmãos das Missões, Edison de Alencar Hermel disse que a implantação da reserva leva em conta a preservação do meio ambiente e a possibilidade de realizar pesquisas científicas e outras ações na área educacional. “Estamos pensando nas futuras gerações, na preservação das matas, da água, dos pássaros e animais”, observa.
A supervisão dos projetos e as ações que integram o Plano de Manejo são coordenadas pelo diretor do Departamento Municipal do Meio Ambiente (DEMA), de Dois Irmãos das Missões, Jorge Luiz Gomes de Oliveira. Ele também é o gestor da reserva biológica. Oliveira disse que os principais objetivos da unidade são conservar os ambientes naturais e a biodiversidade, realizar atividades na área da educação ambiental e pesquisas científicas.
Na área são aplicados recursos de medidas compensatórias da Ijuí Energia S.A. Estes recursos foram repassados pela secretaria Estadual do Meio Ambiente através de medidas compensatórias do Termo de Compromisso firmado entre o município de Dois Irmãos das Missões e Ijui Energia S.A, FEPAM e secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) oriundos do empreendimento da construção de um usina Hidrelétrica do Município de Cerro Largo. Atualmente o município está concluindo o plano de trabalho de aplicação desses recursos.
O Município de Dois Irmãos das Missões assinou um convênio com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para recuperar uma Área Degradada dentro da Reserva Biológica Municipal Moreno Fortes causada pelo impacto da construção das torres de transmissão de energia elétrica que cruzam na unidade de conservação. Atualmente o projeto está em fase de conclusão.
Também já foi assinado convênio entre o município de Dois Irmãos das Missões e a Foz do Chapecó Energia S.A., visando a recuperação de área degradada e eliminação de espécies exóticas dentro da Reserva Biológica Moreno Fortes. Serão plantadas 30 mil mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, bem como realizado o monitoramento técnico por um período de três anos. Atualmente a gestão da REBIO Moreno Fortes possui vários projetos para colocar em prática, conforme determina o plano de manejo, junto a órgãos Estaduais e Federais bem como junto a empreendimentos que serão implantados na Bacia Hidrográfica no Rio da Várzea. A Reserva Biológica Municipal Moreno Fortes é uma unidade de conservação de proteção integral, por ser a única no Estado do Rio Grande do Sul que abriga uma importante amostra de área de contato entre duas áreas de formação florestais distintas.

Formação de duas florestas distintas

A Reserva Municipal Moreno Fortes foi criada no dia 19 de abril de 2004, pelo Decreto do Poder Executivo Municipal nº 018/2004. A unidade de Conservação protege uma importante amostra de área de contato entre duas zonas de formação de florestas distintas: floresta de araucárias e floresta estacionária semidecidual.
A reserva faz parte do conjunto de Unidades de Conservação de Proteção Integral, na categoria de Reserva Biológica, tendo como objetivo definido na Lei 9985/2000, a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

A importância desta unidade para o município de Dois Irmãos das Missões se justifica por tratar-se de fragmentos de Mata Atlântica, cercada por lavouras, sendo um espaço que preserva uma importante amostra da fauna e da flora, além de possuir uma boa condição hídrica.
Entre as principais espécies catalogadas quando da elaboração do plano de manejo destaca-se o Amazona Aestiva (Papagaio Verdadeiro) e também a Dickisônia (Xaxim) com exemplares de mais de 6 metros de altura.Entre os Animais chama a atenção a presença de bugios o Leão-Baio e Lobo Guará bem como inúmeras espécies de Mico.
A Floresta Estacionaria fundiu-se com a semidecidual onde predomina principalmente a araucária juntamente com exemplares de cedro, louro e Grápia com mais de 30 metros de altura. A Reserva Biológica Municipal Moreno Fortes ainda destaca Bioma Mata Atlântica esta localizada na Bacia Hidrográfica do Rio da várzea. Esta é uma Unidade de conservação administrada pelo DEMA.

Nota: Biota é o conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos organismos.

Hoje o local também tem centro de convivência. 


Fonte: Rádio planete FM 102.7

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More