segunda-feira, 16 de julho de 2012

A sustentabilidade em sistemas associativistas

Para implementar adequadamente as práticas sustentáveis no campo e na cidade, ainda faltam investimentos em educação

Cada vez mais discutida mundialmente, a questão da sustentabilidade está longe de deixar de ser um tema polêmico. Sabe-se que para manter uma produção de fato sustentável, é preciso focar não apenas nos fatores ambientais, mas também nos sociais e econômicos. O fato é que, quando se trata do aspecto social, ainda falta educação e esclarecimento sobre a adoção de práticas sustentáveis bem empregadas e seus benefícios para o próprio sistema de produção, principalmente em pequenas produções, onde o acesso a essas informações fica ainda mais difícil.
— É muito difícil inter-relacionar os aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade. Mas hoje, quando falamos em sustentabilidade, devemos deixar claro que não só os aspectos ambientais devem ser o foco, mas também os econômicos e socioeconômicos — afirma Harold Ospina Patino, diretor do IV SIMBRAS e professor associado 2 no programa de pós-graduação em zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Para ele, atingir esses três aspectos é difícil, mas não é uma meta impossível. Como exemplo disso, ele cita a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).
— Nosso país é líder mundial na produção agrícola e agropecuária. Realmente, quando falamos sobre os desafios que o mundo está exigindo de países como o Brasil, surge claramente a necessidade do cuidado com as práticas utilizadas no sistema de produção para evitar os impactos ambientais. Em cima da mesa mundial de discussão, o fator ambiental aparece como um dos itens fundamentais no sistema de produção — explica o professor.
Segundo ele, felizmente, o Brasil tem hoje tecnologia de ponta para lidar com o impacto ambiental na maioria dos tipos de produção. Por outro lado, ele diz que ainda faltam investimentos na educação como forma de incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis.

"Quando falamos sobre os desafios que o mundo está exigindo de países como o Brasil, surge claramente a necessidade do cuidado com as práticas utilizadas no sistema de produção para evitar os impactos ambientais", afirma Patino

— Nós, como brasileiros, precisamos trabalhar a mudança da educação para que as pessoas passem a enxergar a produção animal e vegetal com outra ótica. Para mim, nossa chance para um futuro melhor seria mostrar às crianças de hoje o quanto é importante a sustentabilidade para suas próprias vidas — afirma.

O IV Simbras e a questão da sustentabilidade

Com o objetivo de levar a problemática dos desafios da sustentabilidade para os diferentes cenários do país, o IV Simbras aborda como tema as práticas de produção sustentável dentro de empreendimentos associativistas. 
— Esse ano, o evento coincidiu com o ano internacional do cooperativismo. Com isso, foi lançada a proposta de o evento ter como tema central as práticas de produção sustentável dentro de empreendimentos associativistas. Para isso, convidamos diferentes profissionais para palestrar sobre diferentes focos no âmbito da produção sustentável — conta o diretor do evento.

Fonte: http://www.diadecampo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More