terça-feira, 24 de julho de 2012

Efeitos do El Niño podem beneficiar ou prejudicar produtores

Pedro Rockenbach
Fenômeno climático deve aparecer no início da primavera e provocar elevados índices de chuvas no Sul

O excesso de chuvas para algumas regiões, associado à escassez em outras e à oscilação de temperatura, são características do El Niño que podem prejudicar ou beneficiar o agricultor, dependendo da localidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno climático pode aparecer entre o fim do inverno e o início da primavera.
Para o agricultor Valter Baron, que cultiva grãos no interior do Distrito Federal, o El Niño não traz boas lembranças. Há nove anos, o fenômeno causou perda total na plantação de feijão.
– Ao longo de dois meses, chovia todos os dias. O clima não deixou que nós entrássemos com as colheitadeiras para fazer a colheita do feijão – explica.
De acordo com meteorologistas, na região Centro-Oeste, os efeitos do El Niño devem ficar dentro da normalidade. Já para o sul do país, onde a estiagem castigou as plantações nos últimos meses, a previsão é de bastante chuva.
Segundo o meteorologista do Inmet, Fabrício Silva, há picos de produção agrícola na região Sul associados a anos com influência do El Niño.
– A propensão à maior ocorrência de chuvas na região impacta claramente nas produções de soja, milho, trigo da região – afirma.
Em parte das regiões Norte e Nordeste, a tendência é de menos chuva, o que pode comprometer a produção agrícola. Já o milho segunda safra deve ter aumento de produção.
De acordo com o técnico de Avaliação de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eledon Oliveira, as chuvas no Centro-Oeste e no Paraná vão permitir que a soja seja plantada antecipadamente, o que deve possibilitar o plantio do milho safrinha em janeiro e contribuir para uma boa safra no próximo ano.
Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More