quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Reunião discute apoio para a irrigação no Brasil


Governo, parlamentares e representantes da iniciativa privada debateram questões relativas à implementação de sistemas de irrigação nas lavouras do país

Leila Endruweit
A discussão de medidas de apoio à prática da irrigação nas lavouras brasileiras com o objetivo de baratear os custos dos investimentos reuniu, na terça, dia 11, governo, parlamentares e representantes da iniciativa privada, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa, Caio Rocha, encaminhará ao ministro Mendes Ribeiro as proposições do grupo que avaliará a viabilidade de implementação com os demais segmentos do governo.
A necessidade de avanço nas medidas para alavancar o setor, o armazenamento de água e o elevado custo da energia elétrica para a execução dos projetos foram assuntos debatidos no encontro. Além disso, foram levantadas questões sobre meio-ambiente, linhas de crédito mais baratas e com prazos mais longos para o produtor pagar e a ampliação das políticas públicas para ampliar a área irrigada, aumentar a produtividade e contribuir para a contenção do avanço da fronteira agrícola.
Hoje, o Brasil tem uma área plantada de 68 milhões de hectares de grãos, frutas e fibras. Na pecuária, o espaço no campo é de 180 milhões de hectares. A execução da política de irrigação deve tornar o uso dessas áreas mais intensivo, reduzindo a pressão por novos espaços. O Rio Grande do Sul, por exemplo, está entre os Estados que mais irriga no país. São 1,5 milhão de hectares e a predominância é por inundação ou sulcos, representada, sobretudo, pelo arroz. No país como um todo, predomina a irrigação por aspersão ou gotejamento.
Para Rocha, o uso da irrigação é um dos aspectos mais importantes para o aumento da produtividade da agricultura brasileira. O crescimento das áreas irrigadas é apontado como um dos principais fatores que garantiram o suprimento de alimentos em décadas de explosão demográfica.
– O importante é evitar riscos inerentes às variações e às mudanças climáticas, garantindo resultados melhores e agregando valor à produção – disse Rocha.
Segundo o secretário, o Ministério da Agricultura tem garantido no Plano Plurianual/2012-2015 recursos de R$ 4 bilhões para o financiamento de equipamentos.
Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More