quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Chega ao fim projeto da Embrapa que estudou 85 problemas fitossanitários no país


Divulgação/SXCProjeto Climapest deu origem a um novo experimento com café

Está chegando ao fim um projeto que estudou por quatro anos 85 problemas fitossanitários de 16 culturas agrícolas espalhadas pelo Brasil. O Climapest, desenvolvido pela Embrapa, trouxe resultados surpreendentes e deu origem a um novo experimento com café, que será realizado até 2015.

Cento e trinta e quatro pesquisadores da entidade submeteram culturas agrícolas aos efeitos do aumento de gás carbônico, da temperatura, da exposição à radiação UVB e também avaliaram as mudanças climáticas a longo prazo.

– Algumas pragas vão aumentar, outras vão diminuir, doenças também. O mais importante, aquela rotina do agricultor, de calendários para aplicação de produtos, isso será modificado com as mudanças climáticas, porque ele pode ter novos problemas ou em épocas diferentes do que tinha no passado – explica a pesquisadora da Embrapa de Jaguariúna, Raquel Ghini.

O município de Jaguariúna, no interior de São Paulo, inaugurou o primeiro experimento Free-Air Carbon Dioxide Enrichment (Face) da América Latina, pioneiro mundial na pesquisa de café. O programa consiste em injetar na lavoura uma quantidade de gás carbônico utilizando como referência o ano de 2100. 

Confira a reportagem:


Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More