terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Gráfico interativo mostra o consumo energético mundial em 2011


Imagem: Gráfico mostrando o consumo equivalente em milhões de toneladas de petróleo para a energia hidroelétrica em países da Amérca do Sul e Central

A revista Nature publicou um gráfico interativo, elaborado com base em um artigo publicado na edição de 28 de novembro como parte do editorial 'Awash with carbon', para explorar os dados energéticos mundiais e comparar quem consumiu o que.
Os números mostram que, em 2011, o mundo consumiu o equivalente a 12,275 bilhões de toneladas de petróleo. Dados de 50 países mostram como os combustíveis fósseis continuam a ser importantes na matriz energética global, suprindo 87% da demanda.
“Renováveis, como a energia solar e a eólica, estão crescendo mais rápido do que qualquer outra fonte, porém pouco influenciam no corte do consumo de combustíveis fósseis”, nota o artigo na Nature.
Na semana passada, ativistas declararam que os subsídios aos combustíveis fósseis estão minando a promessa da ONU de dobrar a capacidade de energia renovável até 2030, o chamado plano Energia Sustentável para Todos (Sustainable Energy For All – SE4ALL).
De acordo com dados da Bloomberg New Energy Finance, o mundo gasta atualmente 12 vezes mais com os combustíveis fósseis do que com investimentos nas fontes renováveis.
Fonte: Instituto Carbono Brasil (http://www.institutocarbonobrasil.org.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More