terça-feira, 7 de agosto de 2012

Inventário Florestal Nacional recebe recursos financeiros para ser implantado

untitled-2.jpg
O início das análises está previsto para 2013. Foto:Lu Monte
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) é responsável pelo plano de criar o Inventário Florestal Nacional e receberá R$ 65 milhões do Fundo Amazônia - administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para implantar a ideia. 
O plano, que começou a ser elaborado em 2005 e foi lançado em 2010 não, não avançou por falta de verba. Com o investimento, as análises do Inventário estão previstas para começar em 2013. Segundo o SFB, serão identificadas espécies arbóreas, o estoque de biomassa e carbono, a qualidade dos solos, o nível de degradação das Florestas e a saúde das árvores.
A proposta visa cadastrar todas as florestas do território brasileiro, em quantidade e qualidade para formar um panorama detalhado do que hoje é visto apenas como cobertura florestal.
O investimento será destinado apenas ao levantamento da vegetação da Amazônia, o que possibilitará o recolhimento de, aproximadamente, sete mil amostras. O SFB espera que outros recursos possam ser direcionados para as análises em outras partes do Brasil.
Na década de 80 o Brasil apresentou um Inventário com o objetivo de conhecer os estoques de madeiradas, a quantidade de florestas naturais e plantadas. Com o plano atual será possível a coleta das características da vegetação em áreas de regeneração, que pode servir para a formulação e a implementação de políticas públicas.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More