segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Expointer 2012 tem Quadra da Irrigação para empresas do setor


Caco Argemi/Palácio Piratini
Objetivo é incentivar produtores rurais a adotar sistemas para enfrentar os períodos de seca

Depois de um ano de grandes prejuízos para a agricultura gaúcha causados pela estiagem, a Expointer recebe a primeira edição da Quadra da Irrigação. O objetivo do espaço é incentivar produtores rurais a adotar sistemas para enfrentar períodos de seca, além de aumentar o volume de produção. A inauguração da Quadra, no Parque Assis Brasil, contou com as presenças do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do secretário Estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.
Na Quadra da Irrigação nove empresas comercializam maquinário, como de gotejamento e microaspersão. O valor varia conforme a necessidade da propriedade, mas é possível encontrar máquinas a partir de R$5 mil reais. Por meio do programa Mais Água, Mais Renda, a construção ou ampliação de açudes, além da compra de equipamentos para irrigação podem ser financiadas. Os produtores que participarem do programa ainda podem receber incentivos como o reembolso da primeira e última parcela, proporcionais ao valor financiado.
Nos últimos 25 anos, 600 produtores adotaram métodos de irrigação no Estado. A meta do governo é dobrar este número até 2014. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria Estadual da Agricultura, André Stolaruck, existe uma resistência dos produtores por desconhecimento da eficácia do sistema.
As técnicas de armazenamento de água e irrigação também podem aumentar significativamente a produção rural em diversas culturas, de acordo com a coordenadora executiva do Programa Mais Água, Mais Renda. "Em algumas produções, como a do milho, por exemplo, é possível perceber um incremento de até 40% da produção" afirma Lucia Scarton.
Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More