sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Árvores doentes podem aumentar aquecimento global, revela estudo

metano-t.jpg

Metano no ar: floresta da  Universidade de Yale tem 7.800 hectares. Foto: Divulgação

O metano é um dos principais gases causadores do efeito estufa e chega a ser 21 vezes mais nocivo ao meio ambiente do que o dióxido de carbono (CO2), segundo os cientistas. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, estudaram 60 plantas na floresta de Yale Meyers, na região Nordeste do estado de Connecticut, e encontraram concentrações do gás 80 mil vezes maiores do que o normal.
Em condições comuns, a presença do metano é de menos de duas partes por milhão na atmosfera. Nas partes ocas das árvores doentes, os pesquisadores encontraram níveis médios de 15 mil partes por milhão de metano no ar. A pesquisa foi divulgada na revista Geophysical Research Letters. A concentração do metano nas árvores doentes chega a ser inflamável, segundo o coordenador do estudo, Kristofer Covey.
"Se nós extrapolarmos o que foi encontrado [no estudo] para florestas em escala global, o metano produzido pelas árvores representaria 10% das emissões do mundo", afirmou ao Daily Mail Xuhui Lee, co-autor da pesquisa e professor de meteorologia em Yale. Ele reconhece que os cientistas "não sabiam da existência" deste processo de criação do metano.O pesquisador aponta que as condições encontradas nas árvores são normais em vários locais de floresta no mundo, o que indica que os cientistas podem ter achado uma nova fonte de produção do metano "em escala global". As árvores doentes têm um potencial de aquecimento global equivalente a 18% do carbono capturado pelas mesmas florestas, reduzindo o benefício climático que elas criariam em cerca de um quinto, segundo Covey.

Mais velhas e doentes

As árvores que produzem metano são mais velhas e doentes, com idade entre 80 e 100 anos. No caso da floresta de Yale, elas estão sendo afetadas por um fungo que cria condições favoráveis para a proliferação de micro-organismos que fabricam o gás.
Ninguém havia pensado que a ideia de podridão causada por fungos, um problema comum em florestas, poderia estar ligado à produção de gases-estufa e ao aquecimento global, reforçam os cientistas.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More