sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Falta de hábito na separação do lixo ainda é um problema entre os brasileiros, aponta pesquisa


Christophe Simon

Levantamento encomendado pelo governo federal ouviu mais de duas mil pessoas em diferentes regiões do país

Uma pesquisa encomendada pelo governo federal indica que os brasileiros estão mais conscientes e preocupados com o meio ambiente. Apenas 11% dos entrevistados não souberam opinar sobre problemas ambientais, mas, apesar disso, ainda há uma deficiência em relação à separação do lixo que pode ser usado para a reciclagem. Do total de pessoas ouvidas, 52% disseram ainda não ter esse hábito.
Uma das principais preocupações é quanto ao que está sendo descartado no lixo comum. Mais de duas mil pessoas foram entrevistadas em abril em diferentes regiões do país. Do total, 58% disseram que jogam pilhas e baterias diretamente no lixo doméstico, sem a preocupação de encaminhar os produtos tóxicos para o fabricante, que daria um destino mais apropriado para o material.
Já no meio rural, 65% da população afirmou não fazer qualquer separação do lixo. Segundo a coordenadora da pesquisa no Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, o hábito nas áreas rurais ainda é de se queimar o lixo indistintamente.
Com base nos dados obtidos com a pesquisa, o objetivo é planejar futuras políticas públicas para solucionar o problema. De açodo com o Ministério do Meio Ambiente, o desperdício anual com produtos que poderiam ser aproveitados chega a R$ 8,5 bilhões.

Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More