segunda-feira, 11 de julho de 2011

VERSÃO DO PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS FICA PARA AGOSTO


O secretário de recursos hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Georges Bonduki, afirmou em debate realizado na Câmara Federal, nesta quarta-feira (06/07),  que a primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos deverá ser apresentada à sociedade em agosto.

O texto final com a contribuição da sociedade será debatido em encontro nacional, promovido pelo MMA, em 2012. O plano vai contemplar todos os tipos de resíduos sólidos, como os da construção civil, área da saúde, agropastoris e resíduos perigosos, entre outros.

Previsto na lei, o plano deverá conter, entre outras informações, um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos no País e metas de redução de resíduos e de eliminação e recuperação de lixões.

Nabil Georges Bonduki lembrou ainda da criação do Comitê Orientador da Logística Reversa -  a montagem de uma modelagem para que os produtos gerados por algumas cadeias produtivas  sejam efetivamente recolhidos, sob a responsabilidade dessa própria cadeia – produtores, importadores e comerciantes.

O comitê é coordenado pelo MMA, e conta  com a participação de técnicos de outros cinco ministérios: Saúde; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Fazenda. Entre as atribuições desses grupos de trabalho, está a responsabilidade compartilhada no tratamento de seis  tipos de resíduos: pneus; pilhas e baterias; embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes além de lâmpadas  fluorescentes e dos eletroeletrônicos. Com informações de várias agências.

Fonte: Observatório Eco

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More