sexta-feira, 15 de julho de 2011

INVENTÁRIO FLORESTAL

Publicação: 28/09/2010 - 11:33

O Inventário Florestal Contínuo do Rio Grande o Sul mostra a situação da cobertura florestal do Estado, qualificando todas as formações florestais. Sua continuidade permitirá a obtenção periódica de informações atualizadas, suficientes e confiáveis sobre o estado dos recursos florestais e suas mudanças no tempo. O inventário é um instrumento para planejamento, controle e fiscalização, análise de projetos de licenciamento florestal, educação ambiental e pesquisa científica, tanto para o poder público como para o setor privado.

Importância

Único Inventário Florestal, executado em âmbito estadual, realizado no Brasil nos últimos vinte anos.
Os levantamentos em nível de campo foram efetivados mediante o uso de modernas tecnologias e equipamentos, e foram adotados sistemas computacionais específicos para a realização do mapeamento e formulação do banco de dados.
Elaborado com ampla participação da sociedade, através de entidades representativas do setor rural, das indústrias de base florestal, de classes de profissionais, de organizações ambientais, de produção e de órgãos de governo.
Base para a formulação de estratégias que garantam a sustentabilidade de matérias-primas de qualidade, ampliação do parque industrial e competitividade pela busca de novos mercados.
Instrumento de planejamento agrícola e da produção florestal no âmbito das propriedades rurais, dos municípios e das bacias hidrográficas.
O Apoio para a promoção de desenvolvimento e difusão de pesquisas e tecnologias voltadas à atividade florestal.
Ferramenta de monitoramento da cobertura florestal do Estado, com a divulgação de dados que permitam o planejamento e o ordenamento para a racionalização das suas atividades.
Referência para o estabelecimento de políticas de incentivo ao florestamento, reflorestamento, recuperação e manutenção de ecossistemas, considerando as características sócio-econômicas dasdiferentes regiões.
Base para a formulação de programas de educação ambiental de acordo com a realidade das comunidades.
Embasamento técnico para a formulação de normas legais.

Elaboração - Investimentos

O Inventário foi realizado através de um convênio firmado entre a Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Meio Ambiente - SEMA e a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, sob coordenação do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas - DEFAP da SEMA. Neste projeto foram gastos 1,04 milhão de reais do Fundo de Desenvolvimento Florestal, cujos recursos são oriundos de taxas de licenciamento, multas de infrações, cadastro de produtores, consumidores e comerciantes de matéria-prima florestal. O trabalho foi desenvolvido durante dois anos e nove meses. Com o nível de detalhamento, metodologia e tecnologia aplicados no Inventário do Rio Grande do Sul, não existe outro trabalho similar no Brasil.

Elaboração - Execução

O Inventário foi realizado através da utilização de técnicas modernas de geoprocessamento e pelo desenvolvimento de um sistema computacional específico para criação do banco de dados. Para a execução do inventário foi realizado:
1. Mapeamento do uso da terra - elaborado na base cartográfica da Diretoria de Serviço Geográfico do Ministério do Exército, em escala 1:250.000, atualizada pelas imagens orbitais do sensor Landsat 5.
2. Coleta de dados de campo - obtidos através de 960 pontos amostrais georefenciados situados em florestas naturais e plantadas, distribuídos em 245 municípios do Estado, para conferir os temas mapeados, classificar a vegetação, determinar sua situação atual, estruturas diamétricas e fitossociológica, classe de qualidade, condições fitossanitárias, potencial madeireiro e da regenaração natural, entre outros.
3. Processamento e armazenamento dos dados - foi desenvolvido um sistema computacional específico, o IFC 1.0, para armazenar e processar os dados do Inventário, com os seguintes níveis de informação:
  •  
    • Para florestas naturais - carta-imagem, carta topográfica, bacia hidrográfica, tipo fitogeográfico e unidade amostral.
    • Para florestas plantadas - unidade amostral.
Inventário Florestal também está disponível em meio digital.
Profissionais Envolvidos 
O trabalho envolveu 154 pessoas, sendo 9 professores, 18 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), 9 engenheiros florestais, 7 técnicos de nível médio, 8 auxiliares de campo e 103 estagiários - alunos de graduação da UFSM.

Exemplo de Relatório

Tipos de relatórios gerenciados pelo sistema do Inventário Florestal. Os dados levantados poderão ser relacionados por unidade de área, por tipo florestal, por bacia hidrográfica, por carta topográficas 1:250.000, para floretas naturais e plantadas.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More