segunda-feira, 18 de julho de 2011

REPOVOAMENTO DA ARAUCÁRIA


Com a finalidade de estimular o plantio da Araucária, também conhecida como Pinheiro Brasileiro, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a RGE - Rio Grande Energia promovem a Campanha de Repovoamento da Araucária. Iniciada em 2002, a Campanha está em sua 8ª etapa em 2010. 
As florestas com araucária já ocuparam um terço da Região Sul do Brasil, mas devido à exploração abusiva ocorrida no passado a quantidade dessa árvore foi drasticamente reduzida e hoje é uma das espécies que consta da Lista da Flora Ameaçada de Extinção. Essa alteração causou prejuízos ambientais, especialmente à fauna, pois para muitos animais silvestres a semente da araucária (pinhão) é uma das principais fontes de alimentação, como por exemplo, para a cutia e a gralha azul. 

A Campanha consiste, basicamente, na distribuição de sementes do Pinheiro brasileiro nas regiões de sua ocorrência natural, que são a Serra e o Planalto. A distribuição das sementes é feita pelas Agências Florestais da Sema e pela RGE.
A Campanha também visa à educação ambiental, tendo sido lançado nos primeiros anos, uma cartilha explicativa sobre a espécie e na 4ª etapa, foi produzido um folder com orientações sobre o plantio. 
Mais informações na Divisão de Licenciamento Florestal da Sema - 51. 3288.8139, e na RGE - 51. 3218.3145 ou www.rge-rs.com.br.



GUIA PARA O PLANTIO

A ESPÉCIE A Araucaria angustifolia, popularmente conhecida por Pinheiro brasileiro, é considerada uma das mais belas e úteis árvores da nossa flora nativa e consta da Lista das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção. Pode alcançar até 50 m de altura. Seu tronco é reto, quase cilíndrico, ramificando-se apenas no topo. A copa apresenta formato de um cálice, cujos ramos desenvolvem-se horizontalmente, com as pontas curvadas para cima. O seu fruto, a pinha, pode conter até 150 sementes - os pinhões, que são muito nutritivos e apreciados tanto pela fauna silvestre, quanto pelo homem.

SEMENTES O Pinheiro brasileiro é uma espécie de fácil propagação, pois a capacidade de germinação das sementes é alta, chegando a 90% em pinhões recém colhidos. A qualidade das sementes é muito importante para a produção de novas árvores, pois garantem altos índices de germinação e favorecem o desenvolvimento inicial das plantas. A melhor maneira de se obter boas sementes é selecionar árvores saudáveis e frondosas e colher as pinhas diretamente do pé. A desvantagem de se coletar as sementes caídas ao chão é que não se sabe de quais árvores são provenientes e nem o período certo em que caíram, já que as sementes deixam de germinar gradualmente entre 60 e 120 dias. As melhores sementes são graúdas, isentas de fungos e de furos. Também podem ser selecionadas entre aquelas comercializadas. A melhor época para a colheita das sementes é nos meses de maio, junho e julho.

ARMAZENAMENTO
As sementes do Pinheiro brasileiro devem ser guardadas em embalagens arejadas. Sacos plásticos sãos desaconselháveis, pois favorecem o acúmulo de umidade e o desenvolvimento de fungos. Também é importante que fiquem afastadas de sol direto.

ALTERNATIVAS DE PLANTIO
A araucária é uma espécie que gosta de sol, mas na fase de germinação e crescimento até dois anos, prefere leve sombreamento. Para a multiplicação de Pinheiros é possível optar pelas seguintes alternativas:

Plantar as sementes diretamente no solo;
Produzir as mudas em embalagens e depois plantá-las nos locais definitivos.
Plantio direto
O plantio direto da semente é simples e necessita de pouca mão-de-obra. Além disso, as árvores tendem a ser mais vigorosas porque suas raízes apresentam melhor desenvolvimento. A desvantagem é a perda de parte das sementes que são consumidas pela fauna. É recomendável que as sementes sejam enterradas em locais que recebam um pouco de sombreamento durante o dia, como nas proximidades de bordas de matos ou arbustos. As sementes não devem ser plantadas muito próximas umas das outras, pois a araucária é uma árvore de grande porte e precisa de espaço para seu desenvolvimento.

Na terra fofa, a semente deve ser enterrada conforme o desenho.

Produção de mudas
A produção de mudas provenientes do plantio de sementes em embalagens diminui o risco do ataque de pragas. A desvantagem ocorre no plantio, pois as raízes são muito sensíveis e podem ser danificadas, provocando a morte da muda ou dificultando o seu crescimento. As mudas devem ser produzidas em embalagens com altura mínima de 20 cm. O ideal é plantar a muda seis meses após a sua germinação.


CUIDADOS NO PLANTIO
A época adequada para o plantio das mudas é nos meses de inverno. A cova deve ter profundidade um pouco superior ao tamanho da embalagem. Ao plantar, a embalagem deve ser retirada cuidadosamente para não danificar as raízes. Após o plantio, a terra ao seu redor deve ser levemente compactada e irrigada.
Na fase inicial de crescimento é necessário manter o controle das formigas cortadeiras. Outro cuidado importante é retirar a vegetação concorrente ao redor da muda, que pode prejudicar o seu desenvolvimento. Devido ao seu tamanho, o Pinheiro não deve ser plantado próximo a residências, calçadas e redes elétricas.

APROVEITAMENTO A legislação vigente permite o aproveitamento de florestas plantadas com Pinheiro brasileiro, desde que essas árvores não estejam situadas em Áreas de Preservação Permanente,ou seja, aqueles locais definidos em lei, por exemplo, topo e encosta de morros, margens de cursos d'água e ao redor de nascentes.
É importante que após os plantios seja solicitado ao Órgão Florestal Estadual o Certificado de Identificação de Florestas Plantadas com Essências Nativas (CIFPEN), a fim de garantir o aproveitamento futuro da madeira proveniente do reflorestamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More