quinta-feira, 7 de julho de 2011

Seminário franco-brasileiro discute Saneamento Básico

Foto: Edmar Chaperman/Funasa Segundo Pires, a Funasa promove a inclusão social através do Saneamento Básico. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou na tarde de ontem do encerramento do I Seminário franco-brasileiro sobre Saúde Ambiental, realizado no auditório da Fiocruz, em Brasília. O encontro, promovido pela embaixada Francesa e pelo órgão que cedeu o espaço para realização do evento, começou no dia 28 e teve como propósito compartilhar experiências e apresentar políticas desenvolvidas pelos organismos franceses e brasileiros em várias regiões brasileiras com foco na saúde ambiental.
Na cerimônia de encerramento, o diretor de Saúde Ambiental, Henrique Pires, falou sobre os avanços no Saneamento Básico do País nos últimos anos e a importância de um evento como o que foi realizado. “O modelo de saneamento adotado nos últimos 40 anos foi de exclusão social. Nos últimos oito anos a idéia é a contrária. A inclusão através do saneamento básico. E é isso que a Funasa vem fazendo nas cidades com até 50 mil habitantes, comunidades quilombolas, áreas rurais, indígenas e outras. Eventos como esse vem a fortalecer esse papel”, destacou Pires.

Foto: Edmar Chaperman/FunasaPenna (c): “Evento ajuda a deixar mais forte o assunto água no combate a erradicação da pobreza”Já para o diretor da Fiocruz, Gerson Penna, o evento serviu para fortalecer o debate do tema principal, de grande importância na sociedade atual. “Esse evento ajuda a deixar mais forte o assunto água no combate a erradicação da pobreza, que é uma das metas do governo Dilma. E não tem como discutirmos isso sem falar sobre o líquido mais abundante no planeta”, concluiu Penna.

Penna (c): “Evento ajuda a deixar mais
 forte o assunto água no combate a
 erradicação da pobreza”
O evento abordou ainda questões como poluição dos meios aquáticos, persistência da transmissão de doenças (malária, dengue, esquistossomose, entre outras), elevação da mortalidade devido às doenças ligadas à água (hepatite, febre tifóide, diarréia), as consequências sobre a qualidade de vida das populações a partir da transmissão dessas doenças e sua ligação com o desenvolvimento das regiões. O conteúdo do evento foi baseado em trabalhos científicos e em políticas desenvolvidas pelos organismos franceses no Brasil e seus parceiros brasileiros, bem como nas experiências de intercâmbio técnico desenvolvidas entre os dois países.

Publicado em 01/07/2011

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More