sexta-feira, 26 de abril de 2013

Planta sorgo sacarino pode ser alternativa na produção de etanol

sorgo 300x225 Planta sorgo sacarino pode ser alternativa na produção de etanol

Em Capivari, interior de São Paulo, uma empresa está testando a eficiência do cultivo de sorgo sacarino para a produção do etanol. A intenção é que a planta seja usada como alternativa nos meses de entressafra.
De acordo com Cristiano Peraceli, gerente de produção agrícola da Raizen, o trabalho, que ainda é experimental, apresenta vantagens. “É uma planta que acumula açúcar no terço final, mas também ao longo de toda a haste, existem açúcares que são aproveitados pela indústria”, afirmou ao Globo Rural.
No ano passado, a usina testou o sorgo em um espaço de mil hectares, já neste ano a área ocupada foi de 650 hectares. Apesar da redução, a expectativa é produzir o dobro de álcool, uma vez que diversas falhas foram corrigidas.
Um das mudanças no manejo do sorgo sacarino refere-se à forma como a planta é aproveitada. Nas primeiras experiências, uma parte das sementes era descartada por conter muito amido, fato que interferia no processo de fermentação. Agora, eles já utilizam uma tecnologia em que é possível fazer proveito da haste inteira, consequentemente, aumentando a produtividade.
A empresa espera que ao fim do ciclo de produção todos os custos possam compensar financeiramente. O gerente de produção se diz confiante na forma alternativa de produzir álcool. “O potencial do sorgo é grande na produção do etanol e vai depender de cada unidade produtora entender a planta como alternativa e fazer o resultado aparecer”. Entretanto, ele ressalta que a intenção não é substituir a cana na produção do etanol, mas sim utilizar o sorgo como um complemento.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More