quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Energia eólica: 133 projetos licenciados na Bahia


A Bahia pretende cadastrar 4 mil MW eólicos no próximo leilão de energia, previsto para março. Na última semana, o estado licenciou 133 projetos para implantação de parques que somam cerca de 3.200 MW de potência instalada. Com as novas licenças somadas à uma carteira de projetos que já estão aptos, a Bahia alcançar a meta.

As Licenças de Localização (LL), publicadas no Diário Oficial do estado, referem-se à análise de viabilidade ambiental de competência do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Após garatirem essas licenças, as empresas cumpriram um dos requisitos para a participação no leilão de energia A-3 que será realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que contratará energia com suprimento previsto para 2015.
Atualmente, a Bahia possui 57 projetos de energia eólica previstos para se instalar no estado. Os empreendimentos somam aproximadamente R$ 6,5 bilhões em investimentos e têm previsão de gerar entre 400 e 600 empregos na fase de operação. Quando os parques estiverem operando acrescentarão aproximadamente 1.418 MW à rede elétrica.
A previsão é de que, até setembro de 2012, 18 parques estejam em pleno funcionamento. As usinas eólicas foram contratadas nos leilões de fontes alternativas e no leilão de energia de reserva, realizados nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Fonte: http://www.ambienteenergia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More