sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Programa ''Água Para Todos'' é tema da coluna ''Conversa com a Presidenta''




O programa "Água Para Todos", que vai garantir o acesso da população brasileira à água limpa e em quantidade e qualidade, foi um dos temas abordados na coluna “Conversa com a Presidenta” , publicada em cerca de 190 jornais e revistas nesta terça-feira (23/8). Uma das perguntas respondidas por Dilma Rousseff foi formulada pelo aposentado Ricardo Heleno Justus, de Petrolina (PE). 


Ele quis saber se, com o programa Água para Todos, “a água efetivamente virá para o nosso sertão”. A presidenta Dilma foi enfática: “Posso assegurar a você que sim”. Segundo ela, “o acesso à água é um direito sagrado de todos os cidadãos”. Assim, “o programa Água para Todos, que lançamos no mês passado, vai garantir esse direito às famílias em situação de extrema pobreza que vivem no semiárido nordestino”. 


O programa, segundo a presidenta, já está sendo implementado. "Para este ano, planejamos a construção de 367 mil cisternas, sendo que 140 mil já estão contratadas. Nossa meta é completar a construção de 750 mil cisternas e 6 mil sistemas simplificados de abastecimento para o consumo humano até 2014, garantindo acesso a água limpa à população do semiárido. Para a produção agrícola e pecuária, vamos implantar 150 mil cisternas de produção, 20 mil pequenos sistemas de irrigação e 3 mil barragens de água pluvial", assinalou. 


Dilma Rousseff acrescentou, ainda, que a garantia de acesso à água virá também de outros investimentos que já estão sendo realizados no Nordeste, "como a integração da Bacia do São Francisco, construção de adutoras, açudes, canais de irrigação e sistemas urbanos de abastecimento de água. Este conjunto de intervenções garantirá a tão sonhada segurança hídrica no Nordeste". 


O programa Água para Todos foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff e pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, em julho, com o objetivo de garantir amplo acesso à água em quantidade e qualidade, seja para consumo próprio ou para produção de alimentos e criação de animais destinados à segurança alimentar e nutricional. O comitê gestor do programa é formado pelo MDS, pelos ministérios da Integração Nacional, responsável pela coordenação, das Cidades e do Meio Ambiente e pelo Ministério da Saúde através de seu braço executivo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). 


"Já estamos concluindo o plano de ação para avaliar e monitorar a qualidade da água nas cisternas existentes nos nove estados que abrangem o semiárido. Será uma ação conjunta com outros órgãos do governo onde o Exército poderá ter um papel importante. Estudo da Embrapa/09, no qual foram entrevistadas 1.328 famílias beneficiadas, mostra que 98,5% consideram a cisterna muito importante e que 94,0% das cisternas atendem as necessidades da família com água e melhoraram sua vida, por exemplo”, destacou, por sua vez, o diretor do Departamento de Saúde Ambiental (Desam) da Funasa, engenheiro Henrique Pires.

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More