quinta-feira, 11 de agosto de 2011

NOTÍCIAS AMBIENTAIS



10/08/2011 09:36:00-Sema promove seminário sobre setor ervateiro do RS

foto
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promoveu nesta terça-feira, 9, em Porto Alegre, Seminário sobre Setor Ervateiro do RS para tratar das questões relacionadas à área. Segundo o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Preservadas (Defap), Roberto Ferron, a oportunidade serviu para dialogar com as entidades representativas dos cinco pólos regionais de produção e com o Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate), além das entidades dos produtores de erva mate, entre outros. "Ouvimos as demandas e necessidades que auxiliarão a Sema na formatação de políticas públicas ao setor", explicou.

A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, abriu o encontro destacando a importância da erva mate no desenvolvimento econômico do Estado com sustentabilidade ambiental. "A erva mate ultrapassa a fronteira do desenvolvimento, ela faz parte do processo de relação com a cultura do nosso Estado, da formação do povo gaúcho, além de possuir enormes princípios ativos favoráveis à nossa saúde", destacou.

O presidente do Sindimate, Alfeu Strapasson, apresentou as demandas do setor como maior investimento governamental para pesquisa tecnológica, fiscalização contábil, sanitária, tributária e fiscal, e área de manejo.

O diretor da Emater, Valdir Zonin, falou da necessidade de revisão da legislação para setor. "Precisamos nos unir para tratar dessa questão, pois é preciso legalizar algumas indústrias e, com a atual legislação, sentimos dificuldade".

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Fepagro, Famurs, Fundação Zoobotânica, Fepam, entre outros.


Erva Mate - a rainha dos fitoterápicos
Considerada a rainha dos fitoterápicos, por sua imensa propriedade medicinal, a erva-mate é uma bebida estimulante, que elimina a fadiga, estimula a atividade física e mental. Ela participa com as vitaminas do complexo B no aproveitamento do açúcar nos músculos, nervos e atividade cerebral do homem. As vitaminas C e E agem como defesa orgânica. Os sais minerais, juntamente com a cafeína, ajudam o trabalho cardíaco e a circulação do sangue, diminuindo a tensão arterial. A erva-mate favorece a diurese, sendo de grande utilidade nas moléstias de bexiga e atuando também sobre o tubo digestivo, ativando os movimentos peristálticos e facilitando a digestão. A ação estimulante da erva-mate é mais prolongada que a do café, mas não deixa efeitos colaterais, como irritabilidade e insônia. Estudos mais recentes estão mostrando que a erva-mate tem um papel importantíssimo no processo de regeneração celular.

Em 1980, por meio da Lei estadual 7.439 de 08 de dezembro, a erva mate tornou-se árvore símbolo do Rio Grande do Sul.


Fonte: FEPAM / SEMA

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More