quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Consórcio gaúcho participa de encontro na Funasa


Prefeitos e representantes de 25 municípios do norte do Rio Grande do Sul estiveram na tarde de hoje, na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília, para aproximar a região com o órgão que cuida do saneamento básico das cidades com até 50 mil habitantes. Durante o encontro, os visitantes, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Alto Uruguai (Cirau), ouviram as diretrizes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 do Saneamento e os critérios de escolha. 

“Antes de mais nada gostaria de agradecer a presença de todos. É sempre positivo estar cada vez mais próximo dos municípios do País”, disse o presidente da Funasa, Gilson Queiroz. Que completou. “O Governo Federal tem dado prioridade aos consórcios públicos dos municípios. Muitas vezes é mais barato atender dessa forma. Prova disso é a coleta de resíduos sólidos, que fica muito menos custoso quando você atende uma população de 10 mil habitantes ao invés de um mil. Mas é preciso atenção para que dê certo”, falou prefeitos. 

Foto: Presidência

Mais da metade dos municípios membros do Cirau se inscreveu no PAC 2 do Saneamento

Já o presidente do Cirau e prefeito de Floriano Peixoto, cidade no interior gaúcho, Vilson Babiz, aproveitou a ocasião para lembrar a grandeza das obras da Funasae a importância dela para a população. “No meu município (Floriano Peixoto) 99% das casas tem água encanada e de qualidade em casa. Isso diminui consideravelmente inúmeras doenças causadas pela água suja. E boa parte dessas melhorias devemos àFunasa. Por isso estamos aqui hoje para levar tais projetos às demais cidades”, concluiu. 

O encontro, realizado a pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, terminou com um convite feito aos diretores da Funasa: a participação em um churrasco típicamente gaúcho amanhã, na despedida da comitiva de Brasília. Prontamente aceito por todos.

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More