terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Little Sun: Lâmpada solar é promessa de iluminação sustentável para países vulneráveis


sun-capa.jpg
A lâmpada permite a leitura e o estudo mesmo durante a noite
Fotos: Divulgação

Um terço da população mundial vive sem acesso à energia elétrica, segundo um estudo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ainda de acordo com o documento, 80% dessas pessoas vivem nos países mais vulneráveis da África Subsaariana.
Para grande parte dessas pessoas, a única opção de iluminação são os lampiões de querosene. O problema é que, além de tóxica, essa solução é perigosa e responsável por muitos acidentes.
Para diminuir o problema, o engenheiro dinamarquês Frederik Ottesen e o artista islandês Olafur Eliasso criaram a Little Sun, uma lâmpada solar portátil que leva funcionalidade e beleza para a casa de pessoas socialmente vulneráveis.

sun-05.jpg
A Little Sun pode ser recarregada durante o dia, enquanto a pessoa trabalha, por exemplo

Equipada com lâmpadas LED de alta eficiência, a Little Sun é alimentada por um módulo solar monocristalino. Quatro horas de carregamento sob exposição do sol fornecem cinco horas de luz, e a célula solar dura mil recargas ou três anos de uso.

Energia e arte

Apesar da funcionalidade, o equipamento se destaca mesmo pelo formato, que lembra um sol ou um girassol, a depender do ponto de vista de cada um. Com a intenção de criar uma "ponte" entre os mundos da arte e do desenvolvimento, Eliasson consultou moradores de algumas regiões vulneráveis antes de criar a peça.
Assim, além da parte estética, o design da peça se destaca pela portabilidade e funcionalidade, uma vez que pode ser transportada e “presa” a qualquer objeto sem ocupar muito espaço.

sun-03.jpg
Beleza e funcionalidade em um só objeto

"A Little Sun responde à situação que enfrentamos atualmente, onde os recursos naturais já não são abundantes", comentou o artista ao jornal britânico The Telegraph. "As limitações energéticas e a distribuição desigual da energia tornam necessário repensar o funcionamento dos nossos sistemas e eu vejo esta lâmpada como uma forma de abrir a discussão da perspectiva da arte", acrescentou.

sun-04.jpg
O produto está a venda apenas para países da Europa e Estados Unidos

A criação vem sendo exibida e comercializada no museu Tate Modern, de Londres. Os interessados que vivem em países da Europa e Estados Unidos também podem comprar a lâmpada pela internet.
Cada unidade custa € 20,00 (cerca de R$ 60,00) e os valores serão revertidos para a viabilização dos produtos a preços acessíveis nos países em desenvolvimento. A expectativa da organização é vender 500 mil lâmpadas ainda em 2013 e 50 milhões até 2020.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More