terça-feira, 30 de novembro de 2010

Animais- Bugio-Ruivo



Os animais da fauna nativa, na sua maioria, são pouco conhecidos e os visitantes do Parque Zoológico, via de regra, têm o hábito de procurar a girafa, o elefante, os tigres ou leões. Divulgar as espécies nativas é, pois, muito importante, já que conhecendo melhor as espécies, as pessoas terão mais consciência para protegê-las. A HORA do BICHO é um projeto desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental do Zôo, que visa proporcionar o conhecimento das espécies nativas ameaçadas de extinção.O projeto será desenvolvido de maio de 2004 a abril de 2005, divulgando, a cada mês, uma das espécies da fauna nativa ameaçada.



Este projeto estará apoiando a campanha de coleta seletiva de lixo "Cada macaco no seu galho, cada lixo no seu cesto", através da distribuição de sacolas, bótons e folhetos explicativos

Na Natureza 
No Rio Grande do Sul ocorrem duas espécies de bugios: o bugio-ruivo (Alouatta guariba), que ocorre nas matas de enconsta de morro e restingas da Mata Atlântica e nas matas com Araucária e o bugio-preto (Alouatta caraya), que ocorre nas matas ciliares da região oeste do Estado. Vivem em grupos de seis a oito indivíduos, sendo um macho adulto, duas a três fêmeas e seus filhotes. Alimentam-se de folhas, frutos e flores e auxiliam na dispersão das sementes pelas matas, favorecendo a diversidade vegetal. 


No Zôo 

Animal símbolo do Parque, o bugio ocupa um recinto amplo, com bastante vegetação, o que, aliado à boa alimentação, já proporcionou o nascimento de filhotes. 



A Extinção 

Encontram-se ameaçados de extinção devido à caça, destruição das matas e pela proximidade com a população humana (atropelamentos, ataques de cachorros e choques em fios elétricos). Segundo o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul (2003), o bugio - ruivo consta na categoria ameaçada vulnerável.


Fonte:
Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do RS

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More