terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SEMA - Seminário Nacional de Educação Ambiental na Gestão dos Recursos Hídricos será realizado em Passo Fundo

O II Seminário Nacional de Educação Ambiental na Gestão dos Recursos Hídricos será realizado em 2011 em Passo Fundo. A definição aconteceu durante o XII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (ENCOB) em Fortaleza, realizado no final de novembro, com a participação do presidente dos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Passo Fundo e Alto Jacuí, Claud Goellner e do Secretário Executivo, Carlos Bressan.


O ENCOB é realizado todos os anos e reúne os representantes dos 180 comitês brasileiros, dos órgãos gestores estaduais, dos conselhos de recursos hídricos estaduais, da Agência Nacional da Água, Conselho Nacional de Recursos Hídricos e Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos. Nesse encontro, foram discutidos temas de relevância para a atividade dos Comitês e para a consolidação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Participaram 1,2 mil pessoas.

Durante o evento, a Câmara Técnica de Educação Ambiental, da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos, definiu que a realização do II Seminário Nacional de Educação Ambiental na Gestão dos Recursos Hídricos será realizado em Passo Fundo. A coordenação será feita pelo professor Claud Goellner. O evento pretende reunir os principais nomes e projetos de educomunicação voltados para a Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil e deverá ser realizado no final de março ou início de abril do próximo ano.

Segundo o Goellner, a indicação da organização deste evento é um reconhecimento nacional ao trabalho que está sendo feito em Passo Fundo e da força da UPF no cenário nacional pela sua qualidade e estrutura.

Oficina realizada na UPF é considerada a melhor do país
Durante o ENCOB, a oficina da Região Hidrográfica do Uruguai realizada na UPF em agosto foi considerada a melhor de todas as capacitações. Para a revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) foram realizados encontros nacionais e regionais, sendo que os regionais ocorreram nas doze regiões hidrográficas brasileiras.

Passo Fundo foi a primeira a organizar a oficina. A cidade foi a única do interior do país escolhida para a realização destes encontros. Segundo a avaliação da Câmara Técnica do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, a oficina Regional do Uruguai foi considerada a mais organizada de todos os encontros realizados no Brasil.

A escolha mostrou a consolidação das priorizações das ações previstas nos diferentes programas e subprogramas do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) desenvolvidas na região. Segundo o coordenador executivo da oficina, Claud Goellner é um reconhecimento a nível nacional que distingue o trabalho realizado nos Comitês e a capacidade organizacional da UPF, através da sua Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
Assessoria de Imprensa COAJU e CBHPF


Fonte: FEPAM / SEMA

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More