segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Animais - onça-pintada



Na Natureza
A onça pintada (Panthera onca) é o maior animal felino da América e necessita ocupar grandes extensões de áreas para capturar uma variedade de presas e assim garantir sua sobrevivência. Normalmente foge à presença humana, só entrando em confronto para defesa, quando ameaçada. Alimenta-se de outros animais como capivaras, veados, porcos-do-mato, aves, répteis ou peixes. Às vezes, numa ninhada de onças-pintadas, nasce uma onça-preta, que pode possuir pintas, mas num tom mais escuro, chamada, por isso, de melânica.
No Zôo
Muitos filhotes de onça já nasceram no Parque Zoológico e, alguns destes, foram encaminhados para outras Instituições. Na exposição encontram-se dois exemplares de onça-pintada num recinto e uma preta (melânica) em outro. No Zôo, cada animal recebe em torno de três quilos de carne com osso por dia, o que garante a sua saúde.
A Extinção
A espécie encontra-se ameaçada de extinção principalmente pela caça e devido a alteração e destruição do seu habitat. Segundo o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul (2003), a onça consta na categoria Ameaçada - Criticamente em Perigo.

Fonte:
Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do RS
(0xx51) 3336-3281

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More