segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Animais - Lontra


Na Natureza Animal semi-aquático que tem muita agilidade dentro d'água, mas quando filhote, não sabe nadar. A mãe precisa ensiná-lo a nadar e a comer. Vive solitário ou em casais, não tendo o hábito de formar grupos. Sua pele é muito valiosa e ela já foi muito caçada para venda do couro. Dizem que a lontra é um bom indicador da poluição, pois ela não vive em rios poluídos. A presença de abrigos ou tocas nas margens dos corpos d'água são de extrema importância para refúgio e manutenção de seus filhotes nos primeiros meses de vida.

No Zôo
O Zôo mantém apenas um exemplar macho desta espécie. Alimenta-se basicamente de peixes e alegra muito as pessoas com suas brincadeiras dentro d'água. Costuma esconder-se em tocas e, por isso, foram colocados alguns canos no recinto, o que possibilita o seu esconderijo.

A Extinção
Encontra-se ameaçada de extinção devido a poluição das águas e suas margens. A pesca comercial também pode comprometer a oferta de alimentos para a lontra. Segundo o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul (2003), a lontra encontra-se na categoria Ameaçada - Vulnerável.
O projeto iniciou em maio e deverá se estender até abril de 2005, divulgando, a cada mês, uma das espécies da fauna nativa ameaçada. As espécies selecionadas são: o bugio , o tucanuçu , a onça-pintada , a lontra, a anta , o urubu-rei , o papagaio-charão , a jaguatirica , o tamanduá-bandeira , o gavião-real , a araponga e o puma .
Fonte:
Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do RS

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More